adult education, book, books

Inglês no Enem? Como melhorar seu aproveitamento

Do you speak english? If you speak english you are a citizen of the world!

Entendeu a frase acima? Ela se refere a um dado básico e universal. Revela o poder e a influência da língua inglesa em todo o mundo. Fala do idioma de Shakespeare como sendo uma chave que abre portas em todo o mundo e que, em sendo assim, é um grande diferencial.

As early as possible!

A grande questão é que no Brasil, o ensino de inglês nas redes públicas e privadas ocorre a partir do Ensino Fundamental em seu Ciclo 2, na maior parte das escolas. Há escolas e redes que iniciam mais cedo e que, com isso, saem na frente, pois estimulam o cérebro das crianças desde o Infantil ou do Ciclo 1 do Fundamental num período da formação em que estão mais abertas e aptas a aproveitar esses estímulos. O ideal, portanto, é começar sempre o mais cedo possível.

Classes at school can help, but you must do more!

Se não foi possível para você começar a estudar inglês tão cedo assim, o melhor seria aproveitar ao máximo o ensino dessa língua estrangeira a partir das 2 aulas semanais que tem desde o 6º ano. Para tanto, não basta apenas assistir as aulas e fazer as tarefas propostas. Isso é o básico! Pense que, para se aprofundar, você pode, por conta própria, adicionar práticas regulares ao seu dia a dia que irão lhe permitir uma melhor comunicação na língua da Rainha Elizabeth ou do ex-presidente americano Barack Obama.

What can I do to improve my english?

Trazemos nesse artigo algumas práticas que certamente irão lhe permitir melhorar seu inglês para toda a vida, inclusive para fazer o Enem, os vestibulares e, depois, ajudar no mercado de trabalho também. Vamos então a elas:

#1 Apps to study every day!

Que tal aproveitar algum aplicativo disponível para download para smartphones com sistema Android ou iOS, como por exemplo o Duolingo? A vantagem é que está na palma da sua mão, pelo seu celular, oferecendo personalização, que permite o estudo de acordo com seu nível de conhecimento da língua, com atividades fáceis que irão, aos poucos incorporando vocabulário, fluência e que, pode ser colocado em sua rotina diária, por períodos de 15 a 20 minutos e, com isso, ir consolidando a língua entre os seus conhecimentos!

#2 Reading papers and magazines in english

O advento da internet foi uma benção para quem quer aprender línguas estrangeiras. Nos permitiu o acesso a um sem número de sites, entre os quais, os noticiosos, de publicações influentes, como o New York Times, o London Times, o Washington Post, por exemplo. Além deles, há muitas revistas com matérias online que podem ser acessadas, sem custo, e que, de acordo com o seu interesse, irão lhe permitir leituras no idioma de Abraham Lincoln e John Lennon. O que é preciso fazer para que isso funcione bem? Escolha publicações que trabalham assuntos de seu interesse, como por exemplo: esportes, cinema, gastronomia, música… Procure ler algo novo todos os dias é também algo a ser feito. Ao iniciar as leituras em newspapers e magazines, comece com notas curtas, artigos menores e vá evoluindo na direção das matérias mais longas e complexas.

#3 Listen to music and enjoy the lyrics

Ouvir músicas em inglês é algo que ajuda muito, mas é preciso estar atento as letras, buscando entender o que aquele conjunto ou cantor(a) que você tanto gosta está trazendo nas suas canções preferidas. É muito comum que cantemos as músicas errando as letras por estarmos trabalhando com uma língua estrangeira e, para melhorar isso, é sempre interessante acessar letras, disponíveis em acervos especializados na internet, como o Vagalume (pesquise pelo nome da música ou pelo intérprete). Escolha uma música por dia, escute com a letra na mão, no seu próprio celular. Num primeiro momento, quando não conhecer uma palavra, tente entender o seu sentido pelo contexto da frase em que está inserida. Depois confira se o sentido atribuído era o correto fazendo uma rápida pesquisa num bom dicionário. Você vai ver que, com esse tipo de exercício simples, a sonoridade das palavras e da língua, o conhecimento de vocabulário e, mesmo, sua apreciação das suas canções preferidas, vai ser muito melhor! Saboreie a música de grandes nomes como Lady Gaga e Elton John e, ao mesmo tempo, aprenda!

#4 Read books too!

Ler livros em inglês é um passo posterior a leitura de newspapers e magazines. É preciso, no entanto, que os books sejam selecionados de acordo com o seu nível de proficiência na língua. Para isso, a dica é ir atrás de livros que identifiquem o seu lexile, ou seja, que localize seu nível de leitura em inglês de acordo com a quantidade de palavras que você conhece na língua de Mary Shelley e J.K. Rowling. Existem coleções que já têm esse nível identificado, por exemplo, com leituras para iniciantes, com livros trabalhando até 200 palavras, num segundo degrau já conseguem trabalhar com até 300 ou 400 palavras… É também importante buscar livros que tenham assuntos de seu interesse, por exemplo, se você gosta mais de suspense, romance, biografias… O importante é que, acrescentando leituras que irão, progressivamente, agregando mais vocabulário e estruturas gramaticais, seu desenvolvimento vai ficando mais evidenciado. Tente ler um livro em inglês por bimestre e, com o passar do tempo, ganhando fluência, faça com que esse hábito se torna mais regular ainda. A leitura pode ser feita em papel ou no digital, o importante é que seja feita!

#5 Watch movies and series in english with subtitles in english

Assistir filmes e séries é uma delícia, não é mesmo? Normalmente assistimos muitas produções em inglês e, com o advento do streaming, os filmes e séries não são mais apenas norte-americanos, mas também assistimos realizações que tem origem na Inglaterra, Canadá, Austrália, Índia e outros países de língua inglesa. Vamos nos acostumando com sotaques diferentes e expandimos vocabulário. Uma estratégia muito útil é começar com desenhos animados, que normalmente tem uma linguagem menos complexa, com narração numa velocidade menor. Outra iniciativa interessante é assistir os filmes com legenda em inglês, o que ajuda muito na compreensão das tramas e, ao mesmo tempo, consolida palavras, expressões e gramática. Já tentou assistir “Friends” ou “The Simpsons” com legendas em inglês? Para quem gosta de uma série como essas, é um exercício e tanto! Assista um desenho animado, como “Shrek” ou “Divertida Mente” (que, por sinal, em inglês, tem o como título “Inside Out“) e veja usando subtitles, com idioma original! Aprendizado com diversão garantida!

#5 English classes on the web

Videoaulas de inglês ajudam a tirar dúvidas e é preciso fazer bom uso desse recurso, mas é preciso ter acesso a bons acervos, com professores qualificados, exercícios pontuais, temáticas organizadas, possibilidade de realizar listas de exercícios ou, ainda, participar de simulados em que questões inéditas de inglês são disponibilizadas seguindo os padrões do Enem.

Nesse aspecto, o Me Salva! é, sem dúvida, a melhor opção possível! Entre no site, dê uma conferida e faça com que essa plataforma completa ajude você a se preparar mais e melhor também quanto a língua inglesa!

Agora é só começar… Let’s go!

Por João Luís de Almeida Machado

Rolar para cima